Estatística
Distribuição de Frequência Uma distribuição de frequência é um método de se agrupar dados em classes de modo a fornecer a quantidade (e/ou porcentagem) de dados em cada classe, resultante de variáveis quantitativas discretas ou continuas.
Com isso, podemos resumir e visualizar um conjunto de dados sem precisar levar em conta os valores individuais.
Uma distribuição de frequência pode ser apresentada em tabelas ou gráficos.
Tabela Primitiva À principio, as variáveis quantitativas são apresentadas por meio de uma tabela primitiva, ou seja, os valores apresentados não aparecem de uma forma organizada, dificultando a verificação de quais são os valores que estão no limite da tabela e onde os valores tendem a se concentrar.
Tabela Rol
Trata-se de compor os dados apresentados na tabela primitiva de modo ordenado, ou seja, organizar as variáveis de modo crescente. Depois da tabela ser organizada, a mesma passa a se chamar TABELA ROL.
Com os valores em ordem pode-se observar com mais clareza, o menor e o maior valor, e dar continuidade ao desenvolvimento da distribuição de frequência.
Calculo dos Parâmetros
Para fazermos o calculo dos parâmetros devemos seguir alguns passos:
Depois de organizada a tabela Rol, devemos contar quantos termos (variáveis) encontram-se na tabela, que será representada por "n".
Logo após devemos calcular o número de linhas que será representado por "K". Para obtermos o valor de "K", devemos calcular a Raiz de "n".
K= n
O valor obtido de K é a quantidade de linhas na tabela de distribuição de frequência.
* Amplitude Total (AT) Amplitude total é a única medida de dispersão que não tem a média como ponto de referência.Quando os dados não estão agrupados a amplitude total é a diferença entre o maior e o menor valor observado: AT = (valor máximo - valor mínimo). Exemplo: Para os valores 40, 45, 48, 62 e 70 a amplitude total será: AT = 70 - 40 = 30 Quando os dados