Estatística
- Classificação dos Materiais:
Metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.
- Materiais Metálicos:
Ferrosos: aço, ferro fundido.
Não Ferrosos: cobre, alumínio, latão, bronze.
* Cerâmicos: são compostos por elementos metálicos e não metálicos..
Característica: isolantes térmicos e elétrico; resistentes a altas temperaturas; duros, porém quebradiços.
* Polímeros: compostos orgânicos que têm sua química baseada no carbono, hidrogênio e outros elementos não metálicos.
Possuem: baixa densidade; alta flexibilidade.
*Compósitos: vários materiais compósitos, que constituem em mais de um tipo de material. Um compósito é projetado para mostrar uma combinação das melhores características de cada material.
- Ligações Químicas: tem forte influência sobre diversas propriedades dos materiais. Os elétrons de valência são os que participam das ligações químicas. Dependendo da energia envolvida na ligação elas podem ser divididas em: FORTES E FRACAS.
*Ligações fortes: Iônicas, covalentes e metálicas.
Ligações fracas: Van der waals.
> Ligações iônicas: é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas. Na formação da ligação iônica, um metal doa um elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo ou cátion.
> Ligações covalentes: é um tipo de ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.
> Ligações Metálicas: núcleos positivos, estrutura formada por íons positivos. (ocorre um consórcio de elétrons sendo nenhum elétron fixado ao núcleo.
* Alta condutividade elétrica e térmica, permite grande deformação plástica, possuem brilho metálico, são sempre opacos (não são transparentes).
> Ligação de Van der Waals: são ligações secundárias, fracas que estão relacionadas a atração de dipolos elétricos (como se fosse uma