Estatística e probabilidade
Aula 4 – Distribuição de Probabilidades
Prof. Cleber Cunha
INTRODUÇÃO
Uma distribuição de probabilidade é um modelo matemático que relaciona um certo valor da variável em estudo com a sua probabilidade de ocorrência. Praticamente, todas a características observáveis na Engenharia estão sujeitas a variabilidade, que ocorre mesmo que controlemos todas as suas fontes, sejam de causas comuns ou especiais. A variabilidade restante (depois de controlados os fatores conhecidos) é uma soma de fatores não conhecidos ou não controláveis, que ocorrem ao acaso, ou seja, aleatoriamente → variáveis aleatórias
Portanto, uma distribuição de probabilidades, é uma função que descreve o comportamento de uma variável aleatória, fornece a probabilidade de que a variável aleatória assuma um determinado valor (variável aleatória discreta) ou um conjunto de valores (variável aleatória contínua).
Here comes your footer Page 2
MODELOS PROBABILÍSTICOS
Nos conjuntos de dados, há algumas informações importantes que podem ser retiradas com o auxílio dos modelos probabilísticos, como por exemplo: - Um valor representativo, como a média (notação: µ) ; - Uma medida de dispersão ou variabilidade, como o desvio-padrão (notação: σ) ; - Natureza da forma da distribuição, simétrica ou assimétrica.
Variável Discreta Binomial Poisson Variável Contínua Normal (Gaussiano) Exponencial
DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS
No caso de distribuições discretas, a probabilidade de que a variável X assuma um valor específico xi é dada por: P(X=xi) = P(xi)
Distribuições discretas importantes
Binomial
Poisson
Histograma de uma distribuição binomial
Here comes your footer Page 4
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
A distribuição binomial é adequada para descrever situações em que os resultados de uma variável aleatória podem ser agrupados em apenas duas classes ou categorias. As categorias devem ser mutuamente excludentes, de forma que não haja