Estatística Descritiva
Neste módulo pretendemos formalizar alguns conceitos que constituem a base de técnicas desenvolvidas com a finalidade de auxiliar a responder, de forma objetiva e segura, situações que envolvem uma grande quantidade de informações. A utilização dessas técnicas, destinadas à análise de situações complexas ou não, tem aumentado e faz parte de nosso cotidiano. Tome-se como exemplo as transmissões esportivas. Em jogos de futebol, o número de escanteios, número de faltas cometidas e tempo de posse de bola são dados fornecidos ao telespectador e fazem com que as conclusões sobre qual time foi o melhor em campo se torne objetiva (não que isso implique que tenha sido o vencedor...).
O que tem levado a essa quantificação de nossas vidas no dia-a-dia? Um fator importante é a popularização dos computadores. No passado, tratar uma grande massa de números era uma tarefa custosa e cansativa, que exigia horas de trabalho tedioso.
Recentemente, no entanto, grande quantidade de informações pode ser analisada rapidamente com um computador pessoal e programas adequados.
Dessa forma, o computador contribui, positivamente, na difusão e uso de métodos estatísticos. Por outro lado, o computador possibilita uma automação que pode levar o indivíduo sem preparo específico a utilizar técnicas inadequadas para resolver um dado problema. Assim, é necessária a compreensão dos conceitos básicos da estatística, bem como as suposições necessárias para o seu uso de forma criteriosa.
Entendemos que a Estatística é como um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudo e experimento, realizados em qualquer área do conhecimento. Estamos denominando por dados um (ou mais) conjuntos de valores, numéricos ou não. A aplicabilidade das técnicas a serem discutidas se dá nas mais variadas áreas da atividade humana.
Estatística descritiva é, em geral, utilizada na
etapa