Estatística descritiva
A estatística descritiva tem como objetivo básico sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organizando e descrevendo dados. As técnicas usadas costumam classificar-se como:
1.Gráficos descritivos: São usados vários tipos de gráficos para sumarizar os dados. Por exemplo: Histogramas.
2.Descrição Tabular: Na qual se usam tabelas para sumarizar os dados. Por exemplo tabelas de Frequências.
3.Descrição Paramétrica: Na qual estimamos os valores de certos parâmetros, os quais assumimos que completam a descrição do conjunto dos dados. Por exemplo: Média.
A coleta, a organização ,a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à ESTATÍSTICA DESCRITIVA, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza, ficam a cargo da ESTATÍSTICA INDUTIVA ou INFERENCIAL, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.
A) ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS: 1o - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 2o - PLANEJAMENTO : Como e quais dados deverão ser obtidos, além de definir qual a forma de se apresentar as informações. E o cronograma de atividades ? Os custos envolvidos ? etc. 3o - COLETA DE DADOS: Registro sistemático dos dados. 4o - APURAÇÃO DOS DADOS 5o - APRESENTAÇÃO DOS DADOS: Agrupar e tabular os dados. 6o - ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS: A última fase do trabalho estatístico é a mais importante e delicada. Está ligada essencialmente ao cálculo de medidas e coeficientes, cuja finalidade principal é descrever o fenômeno (estatística