Estatuto Centro Acadêmico
Disciplina: Sociologia Geral e Jurídica
Professora:
Ms. Divina Maria Carlos
Sociologia - Origem:
A sociologia surgiu num momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação da sociedade capitalista. O que propiciou o seu nascimento foram as transformações econômicas, políticas e culturais que ocorreram no século XVIII, como conseqüência das Revoluções Francesa (1789) e Industrial (1a. fase = 1760 – 1860 Inglaterra – 2a. fase = 1860 a 1900 Expansão industrial), que iniciaram e possibilitaram a formação de um processo de instalação definitiva da sociedade moderna.
Sociologia - Conceito:
Estudo sistemático das relações sociais, das formas de associação, ressaltando os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais ocorrente, o ambiente humano e suas inter-relações. Preocupa-se com a descrição e a explicação do comportamento social global.
Surgimento da Sociologia
Duas preocupações constantes no espírito humano: dominar a natureza e explicá-la. A primeira é responsável pelo processo civilizatório e aparecimento da sociedade e a segunda determina a produção de conhecimentos.
A filosofia social indagava o que as sociedades devem ser, como elas devem se organizar para serem mais perfeita possível, pois a finalidade era a felicidade e o bem comum. O estudo filosófico assumia um caráter finalista e normativo da sociedade, propondo, portanto formas ideais de organização. Já a sociologia estuda as formas organizativas da sociedade.
A sociologia é uma das manifestações do pensamento moderno. Três séries de convergências são apontadas como responsáveis pela lenta e progressiva substituição da concepção normativa e especulativa por uma representação positiva da vida social: Fatores de natureza sócio-cultural; fatores de natureza intelectual e fatores decorrentes da dinâmica do “sistema de ciências”.
Como fatores sócio-culturais podemos indicar as mudanças ocorridas na política e na economia na Europa, a