Estatização
Introdução
Este trabalho tem como objetivo principal, esclarecer o conceito de Estatização, e suas formas, usando exemplos brasileiros atuais, mostrando os motivos os quais assim os fazem.
Estatizar
O ato de tornar uma empresa privada em empresa pública, ou seja, tornar-se administrada pelo Estado, a partir deste ato sendo esta, parte de seu patrimonio, assim chamada EMPRESA ESTATAL.
As empresas estatais também podem ser criadas pode governo, isso acontece quando o privado não fornece, ou não comporta suficientemente as necessidades do Estado. Um exemplo no Paraná pode ser dado pela empresa Telepar, foi criada para atender a necessidade em telefonia da região, que posteriormente foi comprada pela BrasilTelecon assim sendo privatizada, pois a antiga Telepar já não acompanhava os avanços de empresas privadas do mesmo ramo de atividades que vinham sendo criadas.
Uma empresa estatal pode ser de dois tipos:
Empresa pública: Com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, ou varios socios minoritários, que unem seus capitais a União, tendo ela, a maioria do capital votante. No Brasil a Caixa Econômica Federal, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a Embrapa, são exemplos de empresas públicas.
Sociedade de economia mista, Detendo maior parte de ações em poder do governo, e colocando a venda uma porcentagem na Bolsa de Valores, assim tendo sócios privados, exemplos são as empresas, Petrobrás, Banco do Brasil, Banco Nossa Caixa, Eletrobrás, e antes de sua privatização em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce. A Sociedade de economia mista pode acontecer por varias razoes a principal delas, e quando se vê necessário investimento tecnológico. O governo coloca ações a disposição de sócios privados, assim levantando capital com a venda de ações.
Na maioria das vezes tornam-se empresas estatais, empresas de exploração do meio natural, como água (Sanepar), Luz (Copel), Petroleo (Petrbras), minerio de ferro, como a ex-estatal Vale do Rio