Estatistica
Pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas
Este é considerado como oligopólio pelo fato de poucas empresas deterem participação considerável no mercado. Havendo então uma ocorrência da competição via preço para aumentar fatias do mercado das unidades produtoras melhores situadas, já que existem firmas marginais que são relativamente pouco resistentes à eliminação. O oligopólio competitivo pode ser encontrado em várias atividades, principalmente na produção de bens de consumo não duráveis.
Nesta estrutura é comum à forma de competição via preço, embora exista a diferenciação do produto, diferenciação do produto corresponde à introdução, em sua linha de produtos, de uma nova mercadoria, descritivo e parte técnica, que é substituída próxima de alguma outra previamente produzida pela firma e que, portanto, será vendida em um dos mercados por ela suprimidos.
O comportamento dos preços nas empresas mais bem situadas segue normas usuais de Mark-up (diferença entre o custo total de produção de um produto e seu preço de venda ao consumidor final), através da liderança de preços e o ajuste à demanda.
O objetivo da competição via preço é aumentar a participação de mercado das empresas progressivas à custa das concorrentes marginais. Nesta estrutura a dinâmica se apresenta inferior aos demais tipos de oligopólio.
Compreende-se por mark-up a diferença entre o custo total de produção de um produto e seu preço de venda ao consumidor final. A diferença indica o custo da distribuição física, ou seja, quanto custa levar o produto de onde está armazenado até as mãos do consumidor final, mais o lucro dos produtores intermediários e varejistas.
Mercado fragmentado, produto homogêneos, ou com baixa diferenciação, ausência de barreiras técnicas de entrada.
Exemplo: Commodities agrícolas, Nestlé e Parmalat no setor de alimentos; Pão de Açúcar e Carrefour no setor de supermercados; Ambev e Coca-Cola no setor de bebidas.
Oligopólio