Estatistica
Estatística é um ramo da matemática que dispõe de método apropriados para recolher, organizar, classificar e interpretar um conjunto de dados.
Conceitos fundamentais:
População
Individuo
Amostra
Variável
Frequência
Média
Moda
Mediana
Gráficos
Quartis
1. População
É uma coleção de unidades individuais, que podem ser pessoas, animais, resultados experimentais, com uma ou mais características em comum, que se pretende analisar.
2. Individuo/Unidade estatística
Elemento da população que é objeto de observação.
3. Amostra
Subconjunto da população que se observa com o objetivo de tirar conclusões sobre a população de onde foi recolhida.
4. Variável
A variável é o que se pretende estudar. Podemos dividir as variáveis estatísticas em variáveis quantitativas e qualitativas.
Variáveis Quantitativas – são as características que podem ser medidas em escalas quantitativas e podem ser representadas por números. Estas variáveis podem ser:
Discretas – características que podem apenas assumir um número contável de valores. Geralmente são o resultado de contagens (n° de filhos, n° de carros, n° de computadores).
Contínuas – características que assumem valores em uma escala contínua ou em um intervalo. Geralmente são medidas através de um instrumento (tempo, peso, altura).
Variáveis qualitativas – características que não possuem valores quantitativos sendo definidas por várias categorias ou modalidades. Estas variáveis podem ser:
Variáveis nominais – não existe ordenação entre as categorias (sexo, fumante/não fumante, cor de olhos)
Variáveis ordinais – existe uma ordenação entre as categorias (Mês (Janeiros, Fevereiro…), ano de escolaridade (1°, 2°, 3°)).
5. Frequência
A frequência/frequência absoluta de um valor da variável é o número de vezes que esse valor ocorre.
Frequência relativa – é o quociente entre a frequência absoluta e o número total de observações.
Frequência absoluta