estatistica
Este tópico procurará levá-lo a entender o conceito de custo financeiro e a conhecer os modos pelos quais se calcula o juro devido em uma operação financeira. Uma vez mais, se utilizará uma situação prática concreta para que você seja levado a perceber a necessidade de mecanismos de comparação entre situações semelhantes, mas não iguais.
Situação prática: uma empresa necessita de certo volume de capital para atender as necessidades do seu negócio. Ela tem em mãos duas propostas feitas por bancos:
• uma delas para receber $ 100.000,00 hoje e pagar $120.000,00 após quatro meses;
• uma segunda para receber hoje $ 95.000,00 e pagar $ 116.000,00 daqui a quatro meses. Imagine que as duas propostas atendam as necessidades da empresa e se pergunte: qual a melhor proposta? O juro da primeira proposta é de $ 20.000,00 enquanto que o juro da segunda proposta é $ 16.000,00. Esses números que espelham os juros a serem pagos são absolutos e, portanto, não são diretamente comparáveis, porque suas bases iniciais são diferentes ($ 100.000 e $ 95.000); assim, torna-se difícil verificar qual a melhor das duas propostas. Nesta Unidade serão tratados alguns conceitos que ajudarão a fazer esse julgamento. Definição de taxa de juros A grande preocupação dos agentes financeiros é saber o custo do dinheiro nos mercados. Esse custo é dado pela taxa de juros
(i)* que representa o custo de cada unidade de capital por 24 unidade de tempo. Assim, a taxa de juros (i)*, expressa em forma unitária, é a relação entre o juro gerado numa operação financeira e o capital nela empregado; observe que essa taxa de juros está relacionada com o tempo da operação financeira. Denomine-se de J o valor do juro gerado por um capital C num determinado tempo, expresso em número de períodos; a taxa de juros para esse intervalo de tempo, expressa em forma unitária, é definida como:
C
J i = ap (1.1) ap = ao período (de tempo)
Essa taxa de juros pode ser expressa