Estatistica
ADMINISTRAÇÃO
ESTATÍSTICA
CHRISTIAN MACHADO SELISTER – RA: 366533
EBERSON MEDEIROS DE FARIAS – RA: 355271
EVERTON COELHO BARBOSA – RA: 366540
FRANCISCO ROBERTO HECKLER RESENDE – RA: 349391
HENRIQUE DIAS MACHADO – RA: 355272
LUIS TUPI VIEIRA GOULART – RA: 356934
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TUTORA EAD: IVONETE MELO DE CARVALHO
BAGÉ, SETEMBRO DE 2013.
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em estudar e compreender as inúmeras aplicações das pesquisas estatísticas, através da leitura de materiais bibliográficos relacionados na ATPS e consultas na internet, aplicando este conhecimento em um exercício prático com a finalidade de construir um relatório destinado à diretoria de uma fábrica de café solúvel em pó.
O processo de avaliação estatística de qualidade das unidades de café medidas na amostragem será realizado através da pesagem de 100 unidades de embalagens de 500 g, tabelando os valores e aplicando os métodos estatísticos para determinar a aprovação deste lote.
CONCEITOS E APLICAÇÕES
A origem da palavra estatística é latina – status - e foi usada inicialmente para tratar de dados relativos a negócios de Estado, daí o seu nome. De acordo com o matemático e estatístico inglês Ronald A. Fisher, a Estatística é um ramo da Matemática Aplicada dedicado à análise de dados de observação, constituindo-se portanto, em um conjunto de métodos destinados à coleta, organização, apresentação, descrição e análise de dados de natureza quantitativa.
Pode ser dividida em duas partes: descritiva e inferencial. A primeira é aplicada nas etapas de coleta até a descrição dos dados. A segunda parte é aplicada na tomada de decisões sob condições de incerteza.
Atualmente sua aplicação é de fundamental importância em praticamente qualquer ciência, especialmente nas ciências aplicadas, tais como Psicologia, Biologia e Sociologia, por exemplo.
Na administração de