estatistica
PROFESSOR: Antônio Édson Corrente
1
Estatística
A Estatística é uma ciência com direcionalidade não determinística (probabilística), cujo ramo do conhecimento consta de um conjunto de processos e seu objetivo é a observação, a classificação formal e a análise de fenômenos coletivos ou de massa
(finalidade descritiva) e, também, a possibilidade de efetuar inferências indutivas válidas, a partir de dados observados, e buscar métodos para permitir essa inferência
(finalidade indutiva), portanto, é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
1.1 A Estatística divide-se em duas partes:
A Estatística descritiva refere-se à coleta, organização, descrição dos dados, cálculos e interpretação de coeficientes. Já a análise e a interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza, estão a cargo da Estatística indutiva ou Inferencial.
Quando a palavra é utilizada no plural (estatísticas) refere-s a qualquer coleção de dados numéricos, reunidos com o objetivo de fornecer informações sobre uma atividade qualquer.
Por exemplo:
Estatísticas demográficas: dados numéricos sobre nascimentos, falecimentos, matrimônios, desquites, etc.
Estatísticas econômicas: dados numéricos relacionados com emprego, produção, vendas e com todas as atividades ligadas à área econômica.
Biometria: é um ramo da ciência que estuda a mensuração dos seres vivos. É a parte da Estatística que investiga atributos biológicos quantitativos, pertinentes a uma população de seres vivos.
APOSTILA: ESTATÍSTICA
PROFESSOR: Antônio Édson Corrente
2
Estatística Matemática: É a ciências das probabilidades. Toda a Estatística esta fundamentada na teoria matemática.
1.2 PESQUISAS, DADOS, VARIABILIDADE E ESTATÍSTICA:
No geral, as pessoas associam o termo estatística, a números, tabelas e gráficos, mas a