estatistica
RONALDO SILVA
RONI FRANCISCO MARINHO
THIAGO ALFREDO
COMPORTAMENTO DOS PREÇOS COM ANÁLISE DE DADOS ESTATÍSTICOS
VILA VELHA
2013
GILCEIA ZANARDO
RONALDO SILVA
RONI FRANCISCO MARINHO
THIAGO ALFREDO
COMPORTAMENTO DOS PREÇOS COM ANÁLISE DE DADOS ESTATÍSTICOS
Trabalho desenvolvido como Atividade Estruturada da disciplina Estatística Aplicada do 4º Período do curso de Administração ministrada pelo (a) Professor (a) Ketter Caliari.
VILA VELHA
2013
Sumário
introdução
Esse trabalho foi desenvolvido com objetivo de acompanhar a evolução dos preços de alguns produtos da cesta básica brasileira, para que a partir desses dados pudéssemos visualizar melhor alguns índices estatísticos como as medidas de posição central e medidas de dispersão.
No entanto, não se imaginava quantas informações poderiam ser notadas ao término da pesquisa, pois o curto período da pesquisa e a quantidade da amostra definida não inspiravam muitas expectativas com relação aos resultados.
Contudo, ao se lançar os valores na planilha de dados pode-se perceber que alguns dos produtos variaram assustadoramente de preço para mais e para menos, enquanto que outros apresentaram uma variação mínima.
Indicadores como o preço do tomate comum, por exemplo, com uma variância significativa de R$ 5,42, valor muito alto se comparado ao menor resultado, água sanitária com variância de R$ 0,56, mas que serviu como um alerta aos brasileiros, avisando que algo estava errado com a inflação.
Quando o consumidor sente essa alta de preços a tendência é que se compre menos, freando a inflação, informação essa que se comprovou em uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas através do índice IPCS. A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) desacelerou e encerrou a última semana de abril em 0,52%. O resultado é 0,02 ponto percentual menor que o registrado na semana anterior, terminada no dia 22 de abril, que foi de 0,54%.