estatistica
Estatística é uma ciência que fornece métodos para coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados, utilizada na tomada de decisões. Na estatística há uma divisão entre Estatística Descritiva, Estatística Indutiva ou Inferencial. A estatística descritiva preocupa-se em visar os procedimentos relacionados com a coleta, organização, apresentação e descrição dos dados de observação visando facilitar a interpretação Ex; rol, tabelas, gráficos, medidas descritivas. Estatística Indutiva ou Inferencial visa tirar conclusões sobre a população a partir de amostras. Ex; intervalo de confiança, teste estatística. A estatística é denominada como uma ciência de múltiplas aplicações e de fundamental importância no campo da investigação científica, sendo de utilização cada vez mais acentuada em qualquer atividade profissional. Sua aplicação é voltada para pesquisas, organização de relatórios, palestras e tomada de decisão.
Ex: Na Indústria - controle de qualidade Na Biologia - teoria da hereditariedade genética Na Economia - pesquisa de mercado No Serviço Social - indicadores sociais Na Empresa - tomada de decisão, controle de estoque.
Dentro da estatística temos a população e a amostra. A população é o conjunto de todos elementos que tem alguma característica em comum. É o universo.
Ex: fazer uma pesquisa entre alunos das escolas da educação básica, é preciso definir quais são os alunos que formam o universo: os que atualmente estão no colégio ou devem ser incluídos; quantos já passaram pela escola? A solução do problema depende de cada caso em particular. Na maioria das vezes, por impossibilidade ou inviabilidade econômica ou temporal, limitamos a pesquisa a apenas uma parte da população. A essa parte proveniente da população denominamos amostra. Definimos então como amostra um subconjunto da população, compatível com ela uma amostra é extraída por meio de métodos