Estatistica
1 - ETAPAS DE UM LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO
1.1 - PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Consiste no planejamento da pesquisa que será realizada: O Que? Definir a importância do problema. As etapas seguintes serão planejadas após ter ficado claro qual o problema a ser investigado.
Para que? Definir claramente o(s) objetivo(s) da pesquisa.
Onde? Espaço físico.
Em quem? Definir as entidades que serão verificadas.
Em quantos? O número de entidades a serem pesquisadas deve ser fixado segundo a precisão desejada nos resultados que serão obtidos. As normas para a fixação deste número serão dadas no decorrer desta disciplina.
1.2 - AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES EXISTENTES Inicialmente, deve-se realizar um levantamento bibliográfico sobre o assunto para obter subsídios que podem representar valiosa colaboração para o estudo e, também, serem aproveitados nas discussões posteriores.
1.3 – FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES Com exceção das pesquisas meramente descritivas, todas as pesquisas estatísticas comportam a formulação de hipóteses. Com base nos dados observados, a hipótese será rejeitada ou não.
1.4 - VERIFICAÇÃO DAS HIPÓTESES
A verificação das hipóteses será realizada no decorrer da pesquisa.
1.5– DELINEAMENTO DA PESQUISA Compreende o estudo (planejamento) detalhado da coleta de dados, da realização do trabalho e da análise dos dados. Os dados podem ser retirados diretamente da fonte ou aproveitados de bancos de dados retirados por outros indivíduos. Para o caso de dados retirados diretamente da fonte, existem 3 procedimentos: a observação, o questionário ou interrogatório e a entrevista.
Observação: é a observação direta dos fenômenos em laboratórios ou na natureza.
Questionário: é uma seqüência de perguntas previamente preparadas e aplicado por meio de entrevista ou remetido pelo correio. Os valores observados podem ser complementados por observação.
1.6 – EXECUÇÃO DA PESQUISA Coleta dos dados.