Estatistica Descritiva
INTRODUÇÃO- É a parte da estatística que trabalha com a descrição e análise de dados de determinada população, sem, contudo, tirar conclusões genéricas.
Portanto, suas principais contribuições resumem-se no levantamento de dados de uma população estatística, bem como, a sua organização e representação através de tabelas e gráficos, além da análise dos mesmos.
Entretanto, as conclusões finais de uma abordagem estatística são realizadas através da estatística indutiva que será desenvolvida posteriormente, usando o cálculo de probabilidades.
Principais Fases do Método Estatístico
População e amostra
Amostragem
Coleta de dados
Definição das variáveis
Apresentação de dados (tabelas e gráficos)
Análise e interpretação de dados
1- POPULAÇÃO E AMOSTRA
1.1- POPULAÇÃO (OU UNIVERSO) - É o conjunto dos seres, objetos ou informações cujas propriedades pretendemos estudar.
EX: a) os estudantes - são os que estudam (característica = estudar);
b) os desempregados - são os que não tem emprego (característica = não tem emprego);
c) os consumidores que preferem uma determinada cerveja;
d) o número de acidentes que ocorrem diariamente na construção civil
e) os ouvintes de um programa de rádio;
f) etc
1.2 - AMOSTRA - É um subconjunto finito de uma população ou universo estatístico.
A amostra deve ser representativa, pois deve possuir as mesmas características básicas da população. processo de obter amostras é denominado amostragem. o processo mais conhecido de obter uma amostra é a amostragem aleatória, onde todos os elementos da população têm a mesma chance de serem escolhidos. Esses elementos são geralmente escolhidos por sorteio (amostragem aleatória simples)
2- AMOSTRAGEM
Uma amostra é um subconjunto finito de uma população. As técnicas de amostragem têm por objetivo garantir que a amostra seja representativa da população, isto é, a amostra deve possuir as mesmas características básicas da população, no que diz respeito ao fenômeno que