Estatistica aplicada
A instituição surgiu na década de 1970, do desejo de se fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais dos alunos.
Em 1976, as respostas a algumas interrogações deram origem a profundas mudanças na organização da escola, na relação entre ela, instituição, e os encarregados de educação dos alunos[1] e nas relações estabelecidas com diferentes parceiros locais. * 1976 - a instituição conta com cinco pólos escolares (escolas primárias e jardim de infância); * 1980 - inaugurado um novo edifício (tipologia: escola de área aberta, tipo P3); * 1997 - início do processo de autonomização relativamente ao Ministério da Educação – Agrupamento de Escolas; * 2001 - indicação como "Escola Básica Integrada" (em princípio até ao 9º ano); * 2005, Fevereiro – Firmado Contrato de Autonomia com o Ministério da Educação (única instituição a ter esse estatuto, durante muitos anos, no país); * 2005-2006 - Escola Básica Integrada – até ao 9º ano de escolaridade (3º Ciclo)
A escola encontra-se numa área aberta. Os alunos formam grupos heterogêneos, não estando classificados, agrupados ou distribuídos por turmas nem por anos de escolaridade que, na