Estatisitica setor automotivo
1945 palavras
8 páginas
Mesmo estando num ritmo bem menor que 2010, a economia brasileira tem boas perspectivas de crescimento, pois entre janeiro e março deste ano o PIB (Produto Interno Bruto) foi de 1,3% maior que o último trimestre do ano passado.Segundo o Jornal “O Estadão” (2011-05/06), a CNI (Confederação Nacional da Indústria) elevou para 3,5% sua estimativa de expansão do PIB para 2011 e o Ministério da Fazenda mantém uma projeção de 4,5%. Se atingidos estes números serão criados novos empregos e a condição de vida para milhões de pessoas será melhor.
Entretanto, existem fatores que limitam um crescimento muito maior que esta previsão, entre eles estão o início de uma fase de desequilíbrios macroeconômicos crescentes, derivados de uma piora no regime fiscal, aumento dos preços internacionais das commodities, a elevação dos juros e as medidas de restrição crédito, adotados para forçar a baixa dos preços internos; e as dificuldades do governo em evitar a valorização do real e a queda do valor das exportações.
O cenário econômico mostra o mercado de trabalho aquecido, inclusive com falta de profissionais qualificados. Várias pesquisas apontam que tanto a produtividade quanto a rentabilidade das empresas estão caindo.
Devido a grandes transformações no cenário econômico nacional e também internacional, o setor automotivo no Brasil vem sofrendo fortes mudanças, somado a isso uma forte reestruturação no sentido da globalização está tornando o setor automobilístico um exemplo de inovações tecnológicas para muitos outros setores da economia brasileira.
A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulgou crescimento de 7,9% na Produção e 4,7% no Licenciamento desempenho da indústria automobilística referente a março e ao primeiro trimestre.
Com a contratação líquida, em março, de 1.111 profissionais, o nível de emprego no setor atingiu 139.548 postos de trabalho.
No Brasil, as montadoras de veículos obtiveram recorde em vendas e produção,