estatica
- Respiração de Biot: a respiração apresenta-se com duas fases. A primeira a apneia, seguida de movimentos inspiratórios e expiratórios anárquicos quanto ao ritmo e amplitude. Quase sempre este tipo de respiração indica grave comprometimento cerebral. As causas mais frequentes deste ritmo são as mesmas da respiração de Cheyne-Stokes.
Expansibilidade (de expandir) pulmonar é capacidade que o pulmão tem de receber certa quanti/e de ar qdo da inspiração na respiração e mobilidade torácica é o vai e vem da caixa torácica quando respiramos. Existe essa mobilidade justa/e para que o ar entre nos pulmões e ocorra a troca gasosa em seu interior.
O padrão respiratório e o movimento TA podem ser influenciados por vários fatores como posicionamento do indivíduo9,10, idade10,11, sexo10, sobrecarga respiratória12 , doenças neuromusculares13, doenças pulmonares associadas ao aumento da resistência da via aérea4,14,15 e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)5,16-18. O aumento dos índices de assincronia pode estar relacionado a pior prognóstico e mortalidade significativamente maior16
Ruído Adventícios
Crepitantes: antes eram chamadas de estertores. são audíveis quando ocorre abertura súbita de pequenas vias aéreas contendo pequena quantidade de liquido. Pode ser reproduzido o som ao esfregar uma mecha de cabelo contra os dedes próximo ao ouvido. as crepitações podem ser auscultadas durante a inspiração e a expiração e geralmente não desaparecem com a tosse ou mudança de posição. Associadas a edema pulmonar, fibrose, bronquite, bronquiectasia, pneumonia.
Subcrepitantes ou estertores bolhosos: assemelham-se ao rompimento de