Estat tica aplicada educa o Definitivo
UNIDADE I – A ESTATÍSTICA E SEUS MÉTODOS
1.1 - Introdução Histórica
Os homens desde a antiguidade faziam registros de dados que consideravam informações importantes, como o número de habitantes, de nascimentos e de óbitos, faziam estimativas do estoque de alimentos necessários a sua sobrevivência durante o inverno. Além da finalidade social e econômica, existe também, por exemplo, a bélica. Em guerras, era extremamente importante avaliar o armamento e o número de guerreiros disponíveis para a luta, tanto da própria tribo, quanto da tribo adversária.
A partir do século XVI, surgiram as primeiras tábuas e registros organizados de fatos sociais do tipo: batizados, casamentos, nascimentos, etc.
No século XVIII, Godofredo Achenwall denominou Estatística o estudo matemático de catalogação de dados numéricos coletivos. As tabelas tornaramse mais completas, surgiram às representações gráficas de probabilidades. Com base no desenvolvimento da teoria das probabilidades, verificou-se que a estatística poderia ser utilizada para tirar conclusões e tomar decisões baseadas na análise de dados.
A Estatística é a ciência que estuda os métodos de coleta, análise, interpretação e apresentação de dados experimentais. A Estatística denominada
Estatística Descritiva cuida da organização e descrição dos dados e a inferência estatística se refere à análise e interpretação dos mesmos. As técnicas de inferência estatística usam conceitos de probabilidade e distribuições de probabilidade. Então as técnicas estatísticas são usadas em pesquisa de todas as áreas do conhecimento (exatas, humanas e biológicas) que envolvam coleta e análise de dados.
1.2 – Estatística e Métodos Estatísticos
A estatística fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Os resultados podem ser utilizados para planejamentos, tomadas de decisões ou formulações de soluções.
Por exemplo: Queremos obter informações sobre a preferência de meios