Estat Stica B Sica Resumo De Aulas
INTRODUÇÃO
ESTATÍSTICA: É um ramo da matemática aplicada.
ANTIGUIDADE: Na antiguidade, os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. Faziam "estatísticas" mesmo que de forma primitiva.
IDADE MÉDIA: Todas as informações eram tabuladas com finalidades tributárias e bélicas.
SEC. XVI: Nesta época, surgem as primeiras análises sistemáticas, as primeiras tabelas e os números relativos.
SEC. XVIII: Surge então a estatística com feição científica tendo como seu principal estudioso, Godofredo Achenwall. As tabelas ficam mais completas, surgem as primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixa de ser uma simples tabulação de dados numéricos para se tornar "O estudo de como se chegar a conclusão sobre uma população, partindo da observação de partes dessa população (amostra)".
MÉTODO ESTATÍSTICO
MÉTODO: Define-se como sendo um meio mais eficaz para atingir determinada meta.
MÉTODOS CIENTÍFICOS: Podem ser divididos em método experimental e método estatístico.
I) Método Experimental: Consiste basicamente em manter constante todas as causas, menos uma, que sofre variação para se observar seus efeitos, caso existam.
Ex: Estudos da Química, da Física, etc.
II) Método Estatístico: Tendo em vista a impossibilidade de manter as causas constantes (nas ciências sociais), admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.
Ex: Quais as causas que definem o preço de uma mercadoria quando a sua oferta diminui?
A ESTATÍSTICA
É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
A coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à ESTATÍSTICA DESCRITIVA, enquanto a