ESTAT 2 Organizacao Apresentacao
1. INTRODUÇÃO 2
2. Séries Estatísticas 2
2.1 Série Histórica (ou Cronológica ou Temporal ou Evolutiva) 2
2.2 Série Geográfica (ou Espacial ou Territorial ou de Localização) 2
2.3 Série Conjugada (ou Tabela de Dupla Entrada) 2
2.4 Série Específica (ou Categórica) 3
2.4.1 Distribuição de Freqüências 3
3. Apresentação Tabular 3
3.1 Componentes de uma Tabela 3
4. APRESENTAÇÃO GRÁFICA 5
4.1 Tipos de Gráficos 5
1. INTRODUÇÃO
Foi estabelecido que a etapa final do método estatístico envolve a análise e interpretação de números, obtidos na etapa de coleta de dados. O conjunto de números proveniente da coleta de dados, sem qualquer manipulação na sua forma de apresentação, é denominado de Dados Brutos.
Nesta forma de apresentação, ainda sem qualquer tipo de processamento, a tentativa de análise e interpretação de uma característica, além de extremamente árdua, pode confundir ao invés de esclarecer, quando se considera nossa limitada capacidade de lidar com um grande conjunto de dados. Surge então a necessidade de Organização e Redução dos dados.
O processamento dos dados torna-se necessário para reduzir a quantidade de detalhes, facilitando a identificação da essência dos dados. Tanto os resumos visuais, utilizados no que denominamos de Apresentação Gráfica, quanto os resumos numéricos, provenientes das técnicas de Apresentação Tabular, proporcionam facilidades na identificação das características mais importantes dos dados.
Este capítulo tem por objetivo apresentar os principais conceitos envolvidos na Apresentação de Dados nas formas Tabular e Gráfica.
2. Séries Estatísticas
Toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em relação à época, local ou espécie, é denominada de Série Estatística. Em função dos fatores apontados, as séries numéricas podem ser classificadas em quatro grandes classes: Históricas, Geográficas, Conjugadas e Específicas. Nesta última classe, podemos enquadrar um tipo especial de representação de dados