Estagios De Psicologia Com Idosos Proposta De Acoes Na Saude
TÍTULO: ESTÁGIOS DE PSICOLOGIA COM IDOSOS: PROPOSTA DE AÇÕES
NA SAÚDE
AUTORES:
CARVALHO,
ANDRÉIA
GOBATO;
GAIARSA,
RAFAEL
BELINKY; LOPES, RUTH GELEHRTER DA COSTA; MANO, ANA LUIZA
MOREIRA; PAES, MARINA SALLES TAVARES.
Propomo-nos a compartilhar com a comunidade científica quatro estágios que ocorreram no primeiro semestre de dois mil e nove, realizados por alunos do sétimo período da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.
O objetivo dos estágios é de ampliar a escuta clínica para além dos consultórios, através de trabalho grupal, em locais frequentados por idosos. Pensar nesta proposta de promoção de saúde incita-nos a considerar como conceito chave a ideia de saúde, como um fenômeno multideterminado construído a partir do social.
No momento em que atuamos em prol da conquista de maior autonomia por parte das próprias pessoas nos aspectos relativos à saúde em seu processo de envelhecimento, focamos ações objetivando a promoção de saúde.
Desta forma, nosso estágio não se foca na prevenção, pois não nos restringimos às formas concretas de intervenção, orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, mas nos focamos em ações que mobilizem outras questões além da doença no sentido biológico, tentando promover uma leitura sintetizadora e organizativa do bio-psico e social.
1.1 A VELHICE:
Estima-se que o Brasil será um dos países que possuirão uma das maiores populações idosas do mundo, segundo dados referidos pelo IBGE. As famílias diminuíram e hoje em dia os casais optam por ter entre um e dois filhos em média. A taxa de fecundidade é o fator que mais influencia a taxa de crescimento populacional de um país, juntamente com a taxa de mortalidade e a migração. Estima-se que em
2050 seremos 290 milhões de habitantes e uma grande parcela da população estará concentrada entre 45 e 70 anos. Com o aumento da expectativa de vida também será