trabalho em grupo Tarsila do amaral
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho, fizemos a ligação da teoria com a prática onde encontra-se uma experiência estética vivenciada através da releitura da obra de Tarsila do Amaral. Onde foi feita uma reflexão sobre a importância da arte na formação estética onde se compreende que arte e estética fazem parte da formação integral do ser humano, já que, no materialismo histórico, a arte, no processo de construção do homem humanizado, é um trabalho que envolve uma relação estética do homem com a natureza.
Para Vásquez (1999, p. 19),
[...] a experiência estética ou a prática artística não são algo supérfluo, um adorno em nossa existência, mas sim um elemento vital em toda sociedade, uma necessidade humana que exige ser satisfeita; não será por isso um valor em si, mas sim o de um conhecimento de algo necessário para o homem; tão necessário que, ao longo dos séculos, encontramos a arte executando uma ou outra função nas sociedades mais diversas.
2 DESENVOLVIMENTO A formação estética faz com que a experiência artística seja um exercício de sensibilidade, onde as vivencias tem significados e conteúdos e podendo ser estimulada por meio de práticas pedagógicas, que se constroem com as interações entre o fazer e conhecer. Desta forma haverá um processo de criação e concepção de linguagem, incorporando uma mudança de olhar. Isso nos trará a necessidade de lançarmos sobre o educando um olhar diferente para diversas organizações culturais, constituindo um sujeito de seu próprio desenvolvimento, capaz de utilizar-se da arte para tal real papel da sociedade existente.
Sendo assim, apresento a vida e a obra de uma grande artista Tarsila do Amaral. Filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lídia Dias de Aguiar do Amaral. Do amor dos dois nasceu Tarsila do Amaral, na cidade de Capivari, no dia 1° de setembro de 1886,