ESTAGIO
FACULDADE DE CHAPADÃO DO SUL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A CARGA TRIBUTÁRIA INCIDENTE NAS FOLHAS DE PAGAMENTO
Karina de Souza Pereira
Chapadão do Sul - MS
2014
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
PRÁTICAS CONTABEIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A CARGA TRIBUTÁRIA INCIDENTE NAS FOLHAS DE PAGAMENTO
Trabalho apresentado à Faculdade de Chapadão do Sul, para avaliação da Disciplina Práticas Contábeis – 1º/2º Ciclo, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação do Prof. Santo Mussi Junior.
Karina de Souza Pereira
Chapadão do Sul - MS
2014
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ALUNO Nº: 10101006
Nome do Aluno: Karina de Souza Pereira
Curso: Ciências Contábeis
FACHASUL - Faculdade de Chapadão do Sul
Professor Orientador: Santo Mussi Junior
Empresa: Tendências contabilidade Ltda - ME.
CHAPADÃO DO SUL – MS
2014
RESUMO
O presente estágio será realizado no escritório Tendência da Contabilidade teve como objetivo principal analisar a carga tributária incidente nas folhas de pagamento. É bem verdade que o termo a ser empregado não é bem “carga tributária” já que não se trata de impostos incidentes sobre a folha de pagamento, mas sim “encargos sociais” incidentes sobre a folha de pagamento. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, por exemplo, é um destes encargos que foi criado em 1966 para proteger os empregados que eram demitidos a qualquer tempo e sem justa causa. O empregado ficava a depender quase sempre da Justiça do Trabalho para reivindicar os seus direitos.
O FGTS veio para corrigir esse problema fazendo com que as empresas, a partir dessa data, ficassem obrigadas a depositar num banco, numa conta específica do funcionário e de forma mensal uma quantia correspondente à 8% sobre o valor da folha dos vencimentos de cada funcionário. Esse valor que é depositado mensalmente é administrado pelos