METODOLOGIAS DE ENSINO 1
Ao professor cabe a tarefa em optar por um dos métodos de ensino existentes para o treinamento do Handebol.
Esta tarefa é muito importante e pode determinar tanto o sucesso quanto o insucesso do aluno/atleta, ou até mesmo a desistência do esporte por parte do futuro atleta.
Para que o trabalho se realize de forma correta e haja a estimulação da criança para o esporte de forma correta que não agrida seu limite físico e até mesmo psicológico , é necessário balancear os prós e os contras de cada método. Para tal, abaixo descrevo um pouco de cada um dos três métodos de ensino dos desportos coletivos.
Antes de começar a falar um pouco sobre o método misto deveremos ressaltar um pouco sobre os dois métodos em que o método misto engloba, que e a mistura do global com o parcial ou analítico.
O método Global é aquele sistema de ensino do desporto onde o professor apresenta o handebol como o mesmo é praticado normalmente, num todo, Ou seja, nesse método, o aluno convive com todos os mecanismos do desporto desde o primeiro contato, neste modelo é permitido ao aluno “jogar” handebol desde o início da aprendizagem do desporto, executando passes, dribles, arremessos. É claro que com uma série limitadas referentes ao desempenho, cumprimento e conhecimento das regras e outros muitos.
Método Parcial, o professor fará uso de inúmeros exercícios educativos que serão apresentados aos alunos separadamente até a aquisição de determinado gesto motor por fim, o professor irá unir todos estes ensinamentos que se deram de forma fraciona, ao longo dos treinamentos, e irá transformá-los em gesto efetivo do desporto passe, arremesso, defesa, Ou seja, neste método os alunos adquirem os gestos motores e o conhecimento do jogo em si totalmente em separado, desarticulados entre si.
No método Misto há um equilíbrio entre os dois métodos de ensino do Handebol citados anteriormente, pois o professor inicialmente apresenta aos seus alunos o desporto e, depois do primeiro