Estagio
Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias
Curso de Administração
Aluno: Rodolfo da Silva Araújo Mat: 41013042
Disciplina: Gestão da Qualidade
CONTROLE DE QUALIDADE NOS PRODUTOS E NOS PROCESSOS
Bananeiras, 18 de outubro de 2012
Introdução:
Para estabelecer sistemas de controle de processo eficazes é preciso conhecimento e experiência em sistemas da qualidade, observação aguçada e capacidade de estabelecer relações cliente - fornecedor entre etapas de processo por meio de itens de controle.
A primeira condição tem aplicação ampla, isto é: as ferramentas da qualidade usadas pelas indústrias normalmente são as mesmas. As outras duas: o juízo crítico e a capacidade de estabelecer itens de controle de processo e de produto mudam de uma indústria para outra e, por essa razão, itens de controle devem ser especificados e implementados por especialistas.
Produto VS Processo
A definição é operacional porque demonstra com clareza o objetivo do processo de produção e como deve ser realizado. Trata-se de reproduzir de modo preciso um bem ou serviço, cujas características importantes para as aplicações cogitadas estão claras e explícitas em especificações acintosamente preparadas. Quem vai produzir sabe exatamente o que deve fazer. Não só os componentes do produto como também seus processos de produção e testes estão previstos e planejados na sua forma de execução.
Um princípio central da moderna gestão de operações, diversas vezes constatado no cotidiano, diz que, se o processo estiver bem projetado, e for bem executado, o produto também sairá sempre de acordo com o especificado. A conformidade à especificação é uma definição operacional porque busca garantir que a operação reproduza sempre o mesmo bem ou serviço.
Qualidade do produto: é a rigorosa definição das características relevantes do produto, estabelecendo os atributos e as variáveis que deve conter cuja dimensão deve ser assegurada. A especificação é o documento