Estagio
A importância, para o educador, do ato de observar, do registrar e da reflexão, juntamente com a avaliação e o planejamento, está no fato de que através dessas ações, se aproprie do seu pensamento prático e teórico [...] Assim é preciso que o educador se torne um leitor, escritor, pesquisador da prática pedagógica [...] FREIRE (2002, p. 21)
O texto de Madalena Freire nos remete a pensar na importância do ato do olhar sensível, para observar, registrar e refletir sobre nossa prática pedagógica.
Não há dúvida que nós, educadores, somos exemplos que se reproduzem e refletem em nossos educandos que ajudamos a formar; cada ação; cada gesto; cada palavra; cada valor é uma peça fundamental que soma na construção histórico de nosso educando. Nesse sentido, o conhecimento das bases pedagógicas aprendidas no decorrer do curso pode contribuir para formar uma nova prática educativa que seja mais humana e democrática. Pois é na troca de experiências que podemos conduzir o processo educativo de uma prática afetiva, crítica e interessante, nós educadores assumimos o desafio de irmos além do repasse mecânico de conhecimento e abraçamos o compromisso de uma educação que permita compreender-nos enquanto humanidade; que ela nos faça extrapolar os limites da individualidade e do egoísmo
Eu, Alessandra Luís de Araújo, estudante do 6º período do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, relato minhas atividades de observação e co-participação no Instituto de Educação Carlos Pasquale.
De acordo com as exigências da Universidade Estácio de Sá, o estágio totalizou 110 horas na disciplina de Estágio Supervisionado II. Ressalto que 100 horas foram dedicadas a Instituição e 10 horas dedicadas a elaboração do relatorio.
No período compreendido entre 03 de abril de 2009 a 27 de maio de 2009, no horário de 07:00h às 12:00h nos dias: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.
A disciplina de Estágio Supervisionado II é ministrada pelo professor José Roberto