Estagio
O presente estudo procura refletir teoricamente sobre a experiência vivida durante uma prática docente de ensino de língua Portuguesa. Essa experiência ocorreu no primeiro semestre de 2011.
Este trabalho apresentada à disciplina Estágio Curricular Obrigatório em Ensino Fundamental .
Espero que a realização e apresentação deste, possam contribuir para meu crescimento profissional e acadêmico.
Escola de realização do estágio: Escola Professora Adelaide Ferraz de Oliveira.
Supervisora de campo: Profª Maria.
Duração do estágio: 71 Horas.
Série: 5º ano ao 8ª ano.
Desenvolvimento
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para isso,parte-se da experiência vivida em um período de estágio em turmas de 5ª a 8ª série de uma escola da rede pública estadual.
Entrar numa escola parece ser um ato simples, mas não é, tudo é diferente, pessoas que nunca tive algum contato antes, professores diferentes enfim, mundos diferentes.
Ao acompanhar a professora de Língua Portuguesa Maria, em séries de 5ª a 8ª pude perceber a dificuldade na qual , os alunos se encontram.Alguns chegam a dizer que vão há escola para não ficar em casa, outros comparecem,mas nem abre o caderno.Mas nessa escola na qual realizei o estágio, também estuda alunos com algum tipo de deficiência.E em cima desses alunos que vem a força e a preocupação de se formar e ensinar , pois eles tem vontade de aprender.
Conhecida pela maioria dos alunos, da escola a Profª Maria me apresentou a toda turma, cada vez que entravá-mos em série diferente.Ao entrar em cada sala, eu mesma procurava uma carteira vaga e sentava, as vezes os próprios alunos já havia reservado .Os alunos me olhavam assustados , mas isso só foi no começo.
A professora passava aos alunos o conteúdo seguindo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
O método de Ensino utilizado pela professora é o Tradicional, no qual a transmissão de conhecimento é feita através das aulas.