estagio
8.1 Introdução
Hoje em dia, a responsabilidade socioambiental está cada vez mais presente na pauta das empresas, não somente nas grandes, porém nelas é que se deve tratar do assunto mais enfaticamente, pois desempenham um papel central na disseminação de valores sociais e ambientais. Incluir a responsabilidade socioambiental em suas estratégias corporativas é estabelecer uma maior proximidade com a sociedade em que está inserida.
Empresas aderindo práticas de gestão ambiental estarão proporcionando à seus cliente externos e internos, melhores condições de vida, desempenhando um desenvolvimento sustentável. Há uma consciência da importância de práticas de gestão ambiental por parte das empresas, seja por pressões externas ou até mesmo por pressões internas.
Há estudos de como as empresas podem adotar estratégias para atender às demandas ambientais. Vai desde inovações ambientais em processos e produtos, até a adoção do conceito triple botton line. A melhor maneira de programar estratégias organizacionais é fazendo-se projetos. Vários produtos e processos atualmente são feitos por projetos, pois é a maneira mais segura de se obter êxito, visto que, consegue-se controlar o trabalho de uma maneira geral, além de custos, etc.
Dessa forma, sabendo-se que as empresas necessitam de estratégias de gestão ambiental, surge o caso de um novo produto, o papel reciclado, envolvendo o Banco Real ABN AMRO, a Suzano Papel e Celulose, o Instituto Ecofuturo, organização não governamental, e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Tal caso encaixa-se perfeitamente nessa nova visão socioambiental, pois se obteve um produto ecológico, com matéria-prima reciclada e processo produtivo menos agressivo ao meio ambiente. Foi possível observar melhoras também nos custos, já que o fornecedor desenvolveu um produto a um custo menor.
Atualmente, o papel reciclado é uma realidade no Banco Real ABN AMRO, que compra da Suzano Papel e Celulose, cerca de 150 toneladas por