estagio
1.1 CONCEITO DE COMUNICAÇÃO
Para Montana (1998, p.427), Comunicação “um dos primeiros, e mais óbvios, problemas enfrentados por gerentes no ambiente internacional refere-se às diferentes de idioma”.
Segundo Robbins (2005, p.232) A comunicação, “contudo, é mais do que simplesmente transmitir um significado. Ela precisa ser compreendida [...], portanto, a comunicação precisa incluir transparência e a compreensão do significado”.
Conforme Pimenta (2000, p.15), Comunicação “como troca de mensagens, deliberadas ou não, entre sujeitos: pessoas x pessoas (mediada ou não por uma maquina: TV, computador), ou ainda, pessoa x animal etc”,
1.2 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
Sobre este assunto Moutinho (2000) afirma que: A importância da comunicação interna resume-se em três verbos: motivar (os funcionários), garantir (valor acrescentado a todas as ações) e fortalecer (a imagem da organização no exterior). Relativamente à comunicação externa, a sua importância pode resumir-se a um comentário que alguém fez: “se não disseres o que a tua empresa é, os outros ficarão muito satisfeitos unicamente por dizerem o que ela não é”.
Pimenta (2002, p. 58), “discorre que a comunicação dentro da empresa contribui para a definição e concretização de metas e objetivos, além de possibilitar a integração e equilíbrio entre seus componentes (departamentos, áreas etc.)”.
Segundo Robbins (2005, p. 232), A comunicação “tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação”. 1. Controle: A comunicação age no controle do comportamento das pessoas de diversas maneiras. As organizações possuem hierarquias e orientações formais que devem ser seguidas pelos