estagio
A representação simbólica é a primeira etapa de reconstrução do pré - operatório. Nela a criança vê mentalmente e não pensa no sentido escrito. O mundo acontece de maneira com a distribuição de elementos particulares, individuais e a partir de suas experiências pessoais, sendo assim não se categoriza de maneira lógica.
O desenvolvimento da função simbólica é resultado da capacidade de representação nessa fase expressa por linguagens, imagens mentais, desenho, jogos simbólicos e principalmente a imitação.
Essa imitação para Piaget é a passagem da inteligência sensório- motora para a inteligência representativa como uma reprodução de modelo. Nesse aspecto a inteligência acontece de maneira representada e imitada dando acesso a linguagem e ao pensamento.
A linguagem e a forma, acontece para a criança entre 2 e 5 anos onde a palavra ainda não tem um valor de conceito, vendo o mundo de maneira representativa e construída a partir de suas particularidades.
Na medida em que se desenvolve o jogo simbólico, a criança transforma o real, as necessidades e ao desejo, através do pensamento imagístico egocêntrico. Esse pensamento particular denominado como simbólico não pode ser um pensamento socializado pois é pessoal e particular por não ter conceitos. Piaget chama de pre conceito, onde o particular acontece através de realidades e experiência.
“Intuitivo” é a fase onde a criança adquire maior generalidade. A criança tem uma configuração representativa mais ampla, porém ainda denominada por elas. Isso ocorre entre os 5 e os 7 anos.
A intuição é a representação que assimila o real. A ação que é realizada em pensamento passa a ser vista mentalmente.
A representação imagística de caráter simbólico é o que denomina esse período. A criança substitui as