estagio
A presente produção textual avaliativa apresentada ao Estágio Curricular Obrigatório do curso superior de Assistente Social da UNOPAR visa trazer, em linhas objetivas, as atividades desempenhadas pela aluna junto ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do Município de Campina Grande, Paraíba.
Tais centros visam promover ações pra melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador através de políticas de prevenção e vigilância.
Existem dois tipos de CEREST, quais sejam os estaduais e os regionais. No caso e em atenção a proposta da atividade posta, buscou-se estudar o CEREST regional de Campina Grande, PB.
Assim, cabe oportunamente esclarecer que os CEREST regionais capacitam a rede de serviços de saúde, apoiam as investigações de maior complexidade, assessoram a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiam a formulação de políticas públicas, apoiam a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender aos acidentes de trabalho e agravos contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho e aos agravos relacionados ao trabalho de notificação compulsória citados na Portaria GM/MS nº 104 de 25 de janeiro de 2011. E tudo isso o faz contanto com a participação do profissional da Assistência Social.
Melhor contextualizando o local da proposta do plano de ação pode-se dizer que:
O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (CEREST-CG) foi criado em 1º de maio de 2004, pela Rede Nacional à Saúde do Trabalhador (RENAST), através da portaria do Ministério da Saúde nº 1.679, de 19 de setembro de 2002. (BRASIL, 2014, s/p).
O CEREST-CG está vinculado à Secretaria de Saúde do Município, mantendo parceria com o Ministério do Trabalho; Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para onde são encaminhados os casos suspeitos de acidente do trabalho, após exame que confirme os casos; Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e as organizações que atuam em defesa dos