estagio
O presente relatório foi desenvolvido no decorrer da disciplina Estágio Supervisionado II, ofertada no VI período do curso de licenciatura plena em pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau, como requisito parcial para aprovação na referida disciplina.
O estágio supervisionado é uma prática investigativa, formadora e crítico-reflexiva de fundamental importância para nossa formação acadêmica e para a construção de nossa identidade docente, bem como é instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, satisfações, realizações e, sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender.
A extrema importância do Estágio Supervisionado se dá por fornecer a aproximação do acadêmico com sua futura área de atuação. Esta prática tem como objetivo discorrer sobre o futuro do professor, oferecer caminhos que levem à reconstrução do conhecimento e principalmente romper com as práticas de reprodução, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a intercâmbio dos alunos com a professora e vice versa, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar, pois, com essa aproximação que ele fornece, ele dá ao aluno a chance de entender a realidade de como se encontra a Educação Escolar e fazer uma reflexão crítica sobre a mesma, buscando sempre melhorar sua prática.
Como é do conhecimento de muitos, o Ensino Fundamental, vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos, exemplo disso é a recente implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, em que as crianças com seis anos devem frequentar 0 2º ano. (Lei federal; 11.274 de fevereiro de 2006) com