Estagio
O Estágio de um curso de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: “a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço” (Artigo 61; parágrafo único LDB 9394/96- Incluído pela Lei nº 12.014, de 2009), sendo uma necessidade para a formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio nos dá a oportunidade de aliar a teoria à prática.
DESENVOLVIMENTO O estágio foi realizado em uma escola de educação infantil tive a onde oportunidade trabalhar em uma turma de MATERNAL II, com crianças de 03 e 04 anos de idade. Num primeiro momento tive algumas dificuldades para me adaptar com a equipe de docentes, mas ao decorrer do tempo fui observando tudo com o máximo de atenção e aos poucos fui me adaptando com as crianças e com a equipe pedagógica da escola.
A professora regente da turma me proporcionou ótimas condições de trabalho, dando total liberdade e oportunidade de participar de todas as atividades propostas por ela para as crianças, além de permitir que eu sugerisse e realizasse atividades por mim elaboradas. Assim comecei a aproveitar oportunidades de colocar em prática o meu aprendizado teórico em sala de aula, e observei como é importante estudar sobre o desenvolvimento humano para compreender melhor as reações das crianças nas diversas situações do cotidiano em uma escola, seja nas atividades de sala de aula ou no parquinho brincando, cada criança é um ser único com suas capacidades e limitações, sendo o ambiente escolar então um lócus privilegiado e multifacetado, onde os professores tem a nobre tarefa de descobrir e estimular o aprendizado de cada aluno, que se realiza em momentos distintos do processo. Nessa primeira etapa do meu estágio, pude ver e compreender melhor o mundo infantil, onde tudo é feito com encantamento e imaginação. Aprendi a amar