estagio
1) Quais são os fatores de contaminação da água e quais os principais agentes?
A contaminação da água dá-se pela introdução de microrganismos, substâncias químicas e/ou resíduos no meio ambiente numa concentração superior para desequilibrar as características desse meio. Os fatores de contaminação da água são:
- Fatores orgânicos: são biodegradáveis e provêm da agricultura como adubos e restos de seres vivos e das atividades domésticas como papel, excrementos e sabões. Se acumulados em excesso produzem a eutrofização das águas (excesso de nutrientes numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas e decorrente queda de Oxigênio).
- Fatores biológicos: são todos aqueles microrganismos capazes de provocar doenças. A água é contaminada pelos excrementos de doentes e a doença é disseminada quando consumida.
- Fatores químicos: os mais perigosos são os resíduos tóxicos, como os pesticidas do tipo DDT (chamados organoclorados), porque eles tendem a se acumular no corpo dos seres vivos. São também perigosos os metais pesados (chumbo, mercúrio) utilizados em certos processos industriais, por se acumularem nos organismos. Os principais agentes biológicos encontrados nas águas contaminadas são os parasitas, as bactérias patógenas e os vírus.
2) Qual o impacto das bactérias E. coli na água e qual sua relevância.
A sobrevivência de bactérias fecais, uma vez liberados no ambiente aquático, é determinada por vários fatores ambientais, tais como variações de temperatura, salinidade, níveis de oxigênio, deficiências nutricionais, predação e irradiação ultravioleta, podendo contaminar o recurso hídrico. Existe uma grande diversidade de linhagens de E. coli comensalmente pertencentes a diferentes sorotipos, e que podem ser isoladas das fezes de indivíduos saudáveis. Estas linhagens são eliminadas maciçamente no ambiente e podem contaminar os alimentos, as superfícies de corpos d`água e os sedimentos,