estagio
1. Explique o diagrama abaixo em relação ao equilíbrio entre as fases, sendo a pressão constante. Figura 1. contra T, a pressão constante.
O sólido e o líquido coexistem em equilíbrio quando o potencial solido é , isto é na intercessão das curvas s e l à temperatura correspondente, Tf é o ponto de fusão analogamente o líquido e o gás coexistem em equilíbrio à temperatura em Teb, dada pela intercessão das curvas Le G onde o potencial do liquido é igual ao potencial do gás. As temperaturas encontram dividas em três intervalos. Abaixo de Tf a fase de potencial químico mais baixa é a fase sólido. Entre Tf e Teb o líquido possui potencial químico mais baixo. Acima de Teb o potencial mais baixo é o do gás. Em todos os casos, a fase que apresentar o potencial químico mais baixo, será a fase mais estável.
2. Calcule a variação de entropia nas seguintes transições de fase:
a. Um mol de mercúrio líquido, Hg, congela em seu ponto de fusão normal, -390C. O calor de fusão do mercúrio é 2,33kJ.mol-1.
b. Um mol de tetracloreto de carbono, CCl4, vaporiza em seu ponto de ebulição normal, 77,00C. O calor de vaporização do tetracloreto de carbono é 29,89 kJ.mol-
3. Calcule a pressão necessária para fundir água a -100C, sabendo que o volume molar da água líquida é 18,01 mL e que o volume molar do gelo é 19,64 mL. A variação de entropia molar para o processo é +22,04 J.K. Admita que estes valores permanecem relativamente constantes com a temperatura, Lembre-se da conversão 1Lbar = 100J.