Estagio
Campus Nazaré da Mata
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
ANDREZA CRISTINA SANTOS DE ARAÚJO
LEVSON TIAGO PEREIRA GOMES DA SILVA
Recife, 2011.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Campus Nazaré da Mata
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Recife, 2011.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. REFERENCIAL TEÓRICO
3. METODOLOGIA
4. ANÁLISE DOS RESULTADOS
INTRODUÇÃO
O estudo aqui exposto tem por objetivo esboçar o papel do pedagogo dentro dos espaços não-escolares, tendo por preceito a idéia de que os indivíduos estão em constante transformação e aquisição do conhecimento, faz-se necessário a atuação do pedagogo em diferentes espaços sociais, como as ONGs, empresas, hospitais, entre outros.
Pretendemos desenvolver o reconhecimento e a importância da atuação deste profissional frente aos obstáculos existentes nos espaços com ensino não-sistematizado, que buscam o desenvolvimento educacional, cultural, profissional e social do indivíduo através de uma prática pedagógica, onde será melhor desenvolvida sob a orientação de um pedagogo.
Com tudo, buscamos demonstrar o ser Pedagogo como gestor de seus próprios conhecimentos, capaz de buscá-los e ampliá-los visando o seu desempenho nas diversas interfaces em que poderá atuar de acordo com as situações pertinentes. E nessa perspectiva escolhemos como campo de pesquisa a Associação Pestalozzi do Recife, onde observamos o trabalho pedagógico desenvolvido pela professora de Educação Especial, pedagoga e especialista em Educação Especial Maria do Carmo Rocha dos Santos Costa.
REFERENCIAL TEÓRICO
Acompanhando as mudanças econômicas e sociais que vem acontecendo nos últimos anos, verificamos o crescente aparecimento de espaços educacionais não formais, que abrem para o pedagogo novas oportunidades de atuação.
Desta forma, atividades educativas intencionais com objetivos e planejamentos pré-definidos aparecem não só nos espaços escolares formais, mas também