Estagio x pratica profissional
O estágio é um campo de treinamento para que os alunos aprendam a ser um profissional de serviço social , o estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada , ele é uma vivencia de atividades profissionais , onde o aluno tem o desejo de realizar a sua experiência na pratica , nessa experiência , é uma perspectiva em qualquer atividade de atribuição de um estagio, na pratica profissional em que o assistente social tenha a capacidade de receber os estagiários.
De acordo com a leitura dos textos é possível identificar a necessidade de recuperar o significado da pratica profissional, onde o estágio supervisionado é concebido como parte integrante e essencial na formação do assistente social. É o privilegiado de aprendizagem de saber fazer o serviço social onde o aluno treina o seu papel e onde a sua identidade profissional é gerada e construída a analise do processo de formação profissional . Além dessa a teoria transmitida na faculdade não tem seu rebatimento na pratica .
No texto de Marina Maciel vimos que o serviço social era visto como uma profissão de cunho educativo. Assim como sua função pedagogia da “ajuda “ e da “participação” como assistência “educativa” a Dimensão Pedagógica do Serviço Social remete a sua função primeira na sociedade, isto é, diz respeito aos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e agir . atualmente os desafios pedagógicos se colocam considerando as reformas neoliberais que apontam para a tendência de reatualização de praticas assistencialistas em detrimento a garantia e ampliação dos direitos .
Segundo