estagio tintas
No meu 1 mês de estagio na Tintas Brenda acompanhei sempre junto ao químico industrial a chegada da matéria prima, acompanhamos o descarregamento até a estocagem.
Na estocagem os pigmentos são separados em salões e por cores, já as resinas são classificadas e separadas como curta, media, longa, acrílica e fenolada.
Resina é a parte não-volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos.
A resina também denomina o tipo de tinta ou revestimento empregado.
Resina curta em óleo de soja – com um alto teor de sólidos, o que proporciona um alto rendimento, sua viscosidade aumenta a resistência ao corte de solventes.
Resina média em óleo de soja – possui um teor de 85% de sólidos, com sua alta viscosidade tem um ótimo rendimento.
Resina alquidica longa a base de óleo de soja – possui boa resistência ao emulsionamento e é compatível com resinas fenólicas modificada, óleos vegetais e minerais, com 100% de sólidos esta resina tem menor custo de solventes, produzida a base de acido isoftlálico permite maior repulsão a água.
Resina alquídica fenolada em óleo de soja nos solventes aguarrás e xileno – uma resina que se diferencia pelo seu alto rendimento e principalmente rápida secagem, de modo que proporciona um filme de alta dureza.
Resina acrílica estirenada diluída com solvente tolueno – possui uma secagem rápida e excelente dureza superficial e boa resistência a intempéries.
Aditivos são ingredientes que adicionados às tintas, proporciona características especiais as mesmas ou melhorias nas suas características, entre todos os aditivos usados, os mais usados são antiespumantes, nivelantes, plastificantes entre outros.
As embalagens são armazenadas em locais cobertos, afim de evitar chuvas.
Acompanhei também a estocagem de solventes, para os solventes é necessário muita atenção pois uma simples descarga elétrica estática pode a vir causar um incêndio, por isso quando o operador vai iniciar o processo de descarregamento do caminhão