ESTAGIO SUPERVISIONADO I
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS e EDUCAÇÃO
CURSO: Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I: Vivencias em espaços não formais
DOCENTE: José Fernando P. Leal
IZAURA RALYME MOTA LISBOA
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL
São Miguel do Guamá
Abril de 2014
IZAURA RALYME MOTA LISBOA
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL
Trabalho realizado como parte integrante da avaliação da disciplina estágio supervisionado I, ministrada pelo Prof.º José Fernando P. Leal na UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ – UEPA – Campus São Miguel do Guamá.
São Miguel do Guamá
Abril de 2014
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental é essencial para uma conscientização das pessoas no que diz respeito ao mundo em que vivem para que possam ter mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. A maior finalidade é a tentativa de criação de uma nova mentalidade relacionada a maneiras de desfrutar dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o ser humano e o ambiente.
Este trabalho vem ressaltar os problemas ambientais em nossa sociedade, sobre o lixo, seu destino e possíveis formas de reaproveitamento, assim como responsabilidades no que diz respeito à vida coletiva e ambiental da sociedade. Tendo como principais objetivos, aprender como trabalhar interdisciplinarmente com os aprendizes, em especial utilizando a reciclagem do lixo e realizar estudos sobre os problemas ambientais, conscientizando os aprendizes sobre os benefícios da reciclagem e a preservação do meio ambiente.
Entende-se que educação ambiental pode ser aplicada de diversas formas, mas com uma única finalidade, construir “valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”. (DIAS, 2004, pg.202).
Essa questão se torna cada vez mais urgente para