Estagio Supervisionado em Fitoterápicos
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FITOTERÁPICOS
Trabalho apresentado ao Curso de Farmácia
Docente:
Londrina
2014
I. DEFINIÇÃO DE HORTO MEDICINAL
Para o início de um horto medicinal, devem ser seguidos à risca alguns critérios, como: Área de plantio, solo, água (abundante e de boa qualidade), luminosidade, clima.
Após isso, a regularização junto ao órgão de vigilância sanitária local com as citadas especificações.
O solo para o plantio, deverá ser fértil, quando preciso ser corrigido com compostos adequados. Já em relação ao controle de pragas e doenças, deve ser feito diariamente, e se necessários ser utilizados alguns produtos.
Legislação
RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 267, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.
Aprova o "REGULAMENTO TÉCNICO DE ESPÉCIES VEGETAIS PARA O PREPARO DE CHÁS". Publicação: D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 23 de setembro de 2005 Órgão emissor: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVISA aprovado pelo Decreto 3.029, de 16 de abril de 1999, c/c do Art. 111, inciso I, alínea "b" § 1º do Regimento Interno aprovado pela Portaria nº. 593, de 25 de agosto de 2000, republicada no DOU de 22 de dezembro de 2000, em reunião realizada em 29, de agosto de 2005, considerando a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando a proteção à saúde da população; considerando a necessidade de atualização da legislação sanitária de alimentos, com base no enfoque da avaliação de risco e da prevenção do dano à saúde da população; considerando que os regulamentos técnicos da ANVISA de padrões de identidade e qualidade de alimentos devem priorizar os parâmetros sanitários; Considerando que o foco