Estagio III Diario de Campo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Aula nº 1
Maria de Fatima Ferreira
Centro Educacional Maura Ferreira Brandão. C.E.M.F.B
Sessão I
Data do registro: 17/02/14
Neste trabalho venho relatar os meus diários de campo, sobre o desenvolvimento das aulas em que trabalhei o meu projeto de intervenção sobre Contação de Histórias na Educação Infantil junto a uma turma de primeiro período com crianças de quatro anos de idade no Centro Educacional Maura Ferreira Brandão no município de Lagoa Formosa MG como atividade de estagio do curso de Pedagogia da UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, modalidade a distancia.
Nos relatos destes diários de campo busquei fazer analises reflexivas sobre as observações e os acontecimentos ocorridos nas relações dos envolvidos neste processo durante o desenvolvimento das aulas e que pudessem servir de orientação para a minha formação de educadora.
Diário de Campo segundo Falkenbach é, “um instrumento de anotações, comentários e reflexões- para uso individual do investigador no seu dia- a- dia tenha ele o papel formal de educador investigador ou não” Falkenbach (1987; 21-22).
No dia 17 de fevereiro cheguei à escola às 7h para começar a aplicar o meu projeto de intervenção, requisito da disciplina Estagio Supervisionado III, como exigência do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto- Centro de Educação Aberta e a Distancia. Seguido o acordo estabelecido com a direção, a coordenação pedagógica e com a professora da turma, Istael todos os dias eu chegaria a escola as 7h para colaborar na recepção e no momento de interação dos alunos nas dependências da escola antes de irem para a sala de aula, já que não era possível eu cumprir as 80 h de estágio na escola só na sala de aula, pois a escola estava recebendo alunas de outro curso técnico de professores para estagiarem, além do mais precisava cumprir o seu planejamento. Neste primeiro dia combinei com a professora Istael que eu ia