estagio das operações concretas
Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo ele, a inteligência estabelece progressivamente ao longo do tempo, por estágios ou fases. A idade média de sete anos, que coincide com o início da escolaridade da criança marca uma transformação no desenvolvimento motor, afetivo, social, e mental.
Mudanças em seu comportamento são notadas, a criança apresenta capacidade de concentração e de trabalho em conjunto. Um tipo de sociabilidade mais proveitosa gera melhoramentos para seu desenvolvimento cognitivo, pois a criança aprende com as trocas.
Neste trabalho, serão apresentados exemplos de importâncias que compreendem os processos de adaptação e as fases de desenvolvimento da criança no estágio operatório concreto.
ESTÁGIO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS
Piaget passou boa parte da sua carreira e estudos profissional interagindo com crianças e analisando o seu procedimento de raciocínio e inteligência. Cada aprendizado do desenvolvido é definido por diversas formas do pensamento e é neste estágio que a criança se reorganiza seu pensamento onde adquire a competência de impetrare fazer suas tarefas. Pois é nessa fasede 7 a 12 anos (aproximadamente), a criança já compreende, tem conhecimento de espaço, tempo, peso, classificação e operações numéricas.
A criança após ter passado por algumas fases de mudança, chega à construção de uma lógica e de estruturas operatórias concretas. As operações ainda não repousam sobre hipóteses de enunciados verbais e sim sobre os próprios objetos que se restringem a classificar, seriar, colocar em correspondência.
Piaget acreditava que a criança nessa fase, distingue um momento decisivo na construção dos instrumentos do conhecimento, que as ações interiorizadas ou conceitualizada que o sujeito trabalhava até agora, adquirem a categoria das operações. O que o autor queria dizer quando se referia ao termo operação é que teve em mente a ação do sujeito, se nos níveis