Estagio curricular 2
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA “SÃO PAULO”
Credenciado pelo Decreto Presidencial de 26/06/2001 – D.O.U. de 27/03/2001
PEDAGOGIA
Estágio Supervisionado II
Manaus – Amazonas
2010
Centro Universitário Luterano de Manaus
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA “SÃO PAULO”
Credenciado pelo Decreto Presidencial de 26/06/2001 – D.O.U. de 27/03/2001
PEDAGOGIA
Estágio Supervisionado II
Eucélia Vieira Linhares
Orientadora Águida Maria Brandão
Manaus – Amazonas
2010
APORTES TEÓRICOS
Como o próprio nome indica as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Brasil Ministério da Educação/conselho Nacional de Educação, Resolução CBE N° 2.1998) constituem o documento legal que traça uma direção para que as escolas reflitam sobre suas proposta pedagógicas.
Como eixos das propostas pedagógicas das escolas, as Diretrizes definem os seguintes princípios: a) Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; b) Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito á ordem democrática; c) Princípios estéticos da sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artísticas e culturais.
A partir desses eixos, é importante que o trabalho pedagógico com as crianças das series iniciais do ensino fundamental, garanta o estudo articulado das ciências sociais, das ciências naturais, das noções lógico-matemáticas e das linguagens. Essas atividades didáticas tem como finalidade desafiar as crianças, levá-las a prever resultados, a simular situações, a elaborar hipóteses, a refletir sobre as situações do cotidiano a se posicionar no ambiente em que elas estão inseridas.
E importante que o educador pense nas crianças como sujeitos ativos que participam e intervém no que acontece ao seu redor porque suas ações são também forma de reelaboração e de recriação do mundo. Nos seus processos