estagio 4 semestre historia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
O livro didático assume grande importância dentro da educação brasileira, principalmente porque, muitas vezes, é ele que define os conteúdos e condiciona as estratégias de ensino (Lajolo apud Neves, 2002).
De tal forma, busca-se neste trabalho, analisar como o livro didático pode abordar um tema específico, tal como “A queda do Império Romano” e refletir sobre como os saberes adquiridos na universidade podem contribuir para o ensino deste assunto, visto que o livro didático, quando tido como única fonte de ajuda ao professor, poderá limitar ou comprometer a aprendizagem do aluno.
Para desenvolver a pesquisa foi escolhida a obra História e Vida Integrada, publicada por Claudino Piletti e Nelson Pilleti e destinada aos alunos da 5ª série (6º ano) do ensino fundamental.
Trata-se de uma obra publicada há mais de uma década, e que por isso, muitos a definirão como ultrapassada. Todavia, a sua escolha foi intencional, para que se possa comprovar a idéia defendida por Neves (2002), que diz: “não há livro que seja à prova de professor: o pior livro pode ficar bom na sala de um bom professor e o melhor livro desanda na sala de um mau professor”.
2. DESENVOLVIMENTO
A obra “História e Vida Integrada” – 5 ª série, de Claudino Piletti e Nelson Piletti (capítulos 15 e 17) aborda o tema “A queda do Império Romano” de maneira simplista, mas bastante objetiva no que tange aos motivos da ascensão e queda do Império Romano.
Há uma abordagem direta das características econômicas, sociais e políticas da época. Várias fontes históricas são apresentadas pelo livro, que é bastante ilustrado por documentos, imagens e mapas.
A linguagem é muito clara e o conteúdo muito útil para que o aluno possa compreender o tema. Entretanto, ao abordar os aspectos culturais, os autores poderiam ter explorado-os de maneira mais exaustiva,