estados unidos
Além disso, os setores produtivos dos Estados Unidos tornaram-se cada vez mais dependentes dos mercados internacionais. Quase dois quintos das receitas auferidas pelas indústrias dos Estados Unidos resultam atualmente das vendas externas, comparadas aos menos de 15% há 40 anos.
Como o comércio internacional se tornou um componente tão grande e importante da economia americana? A resposta é simples: Como o mundo tornou-se mais integrado por meio do comércio e das finanças, a economia dos Estados Unidos adaptou-se, especializando-se na produção de determinados bens e serviços. Por sua vez, as forças econômicas que impulsionaram a expansão do setor externo também mudaram a produção subjacente e os padrões de consumo do país.
Para entender essas mudanças, é interessante dividir as importações e exportações de bens e serviços em categorias e estudar a evolução destas (vide a barra lateral). O entendimento dessa evolução nos mostra como a economia americana distribuiu seus recursos, e esses padrões de distribuição, por sua vez, demonstram de que maneira a economia americana tornou-se mais especializada nos últimos 40 anos.
A receita