ESTADOS DE DEMANDAS
Os profissionais de marketing são treinados para estimular a demanda pelos produtos de uma emprsa, mas essa é uma visão muito limitada das tarefas que desempenham. Mas como os profissionais de produção e logística são responsáveis por gerenciar os suprimento, os profissionais de marketing são responsáveis por gerenciar a demanda. os gerentes de marketing buscam influenciar o nível, a oportunidade e a composição da demanda para atender aos objetivos da organização. São possíveis oito estados de demanda:
1. Demanda negativa: os consumidores não gostam do produto e podem até mesmo pagar para evitar.
2. Demanda inexistente: os consumidores não conhecem o produto e não estão interessados nele.
3. Demanda latente: os consumidores compartilham uma forte necessidade que não pode ser satisfeita por nenhum produto existente no mercado.
4. Demanda em declínio: os consumidores começam a comprar o produto com menos frequência ou diexam de comprá-lo.
5. Demanda irregular: as compras dos consumidores podem ser sazonais ou variar de acordo com o mês. a semana, o dia ou o horário. 6. Demanda plena: os consumidores compram adequadamente todos os produtos colocados no mercado.
7. Demanda excessiva: há mais consumidores interessados em comprar o produto do que produtos disponíveis.
8. Demanda indesejada: os consumidores se sentem atraídos por produtos que tem consequências sociais indesejadas.
Em cada caso, os profissionais de marketing devem identificar a(s) causa(s) subjacente(s) do estado de demanda e determinar um plano de ação para alterá-la para um estado mais desejado.
Trecho do livro Administração de Marketing, 12 edição, Philip Kotler. Editora Pearson.
Página 8