estado
Resumo
Neste trabalho, procuro abarca os conceitos de vários filósofos como Marx, Engels, Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacque Rousseau, Émile Durkheim, Antonio Gramsci e Noberto Bobbio, os mesmo trazem diferentes visões de como o Estado se concretiza, como ele se mantém no poder. Como Marx traz em seus estudos que o Estado criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia. Aqui também trago alguns exemplo de como a sociedade esta vendo e agindo com relação aos seus direitos, que são privados ate hoje por este Estado capitalista.
Introdução
Este trabalho traz em primeiro momento o significado do que é o Estado, da sua divisão dos poderes, da suas funções, dos seus órgãos de soberania e principalmente o que o Estado deveriam garantir.
Em seguida temos os diferentes conceitos que alguns filósofos que se dedicaram a estudar o Estado, como por exemplo: Marx que diz que o Estado é uma força exterior da sociedade que se coloca sobre ela para manter a predominância de uma classe por outra. O próprio Marx junto Engels trazem o conceito que todo Estado, sendo ele mais democrático possível que seja, é uma ditadura. Já para Hobbes e Locke o conceito de Estado esta ligado a cooperação natural e a razão natural. Rousseau tem uma visão mais desfavorável, que é a civilização que adultera as relações humanas. Já para Émile Durkheim, o Estado teria de cumprir uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, já para o filosofo Gramsci o Estado esta dividido em sociedade política e sociedade civil camuflando o caráter de classe do poder do Estado. Por fim, vamos ver como a sociedade esta vendo o Estado, sendo que nos dias atuais temos tidos vários enfrentamentos quanto a este sistema repressor e de desigualdade o qual vivemos. Como o Estado ainda se encontra capitalista, apesar dos