estado e administracao publica gabarito 2015 1
AP 2
As respostas corretas estão assinaladas em negrito.
1. Para Max Weber, algumas categorias seriam fundamentais para o exercício de uma "autoridade racional-legal". Assinale entre as alternativas abaixo, aquela que não faz parte destas categorias:
a) A organização dos cargos deve obedecer ao princípio da hierarquia.
b) No tipo racional há completa ausência de apreciação do cargo pelo ocupante.
c) A especialização não deve ser considerada imprescindível ao exercício de um cargo.
2. Com relação à argumentação de racionalidade e legitimidade da ação administrativa, a tese da tecnocracia é aquela na qual:
a) Haveria uma crescente competência do Estado na mediação dos conflitos sociais e a questão da legitimidade, considerando a não existência de questões sociais, seria substituída pela eficiência técnica organizada pelo Estado.
b) Haveria a desqualificação do cidadão comum como incapaz de discutir suas próprias questões (por não dominar a "técnica" do seu tratamento) e a delegação da soberania à ciência instrumentalizada como tecnologia parcial de dominação.
3. Com relação à existência de uma pretensa autonomia relativa da burocracia, pode-se afirmar que a ação burocrática apresenta algumas contradições, entre elas a existência de conflito entre o interesse do sentido geral da dominação burguesa e o imediatismo de interesses particulares de frações da própria burguesia.
Identifique nas alternativas abaixo, aquela que diz respeito a esta contradição:
a) Todo governo tem sua construção ideológica de argumentação, a necessidade de alianças o leva a tomar medidas burocráticas nem sempre correspondentes aos seus interesses (políticas salariais x períodos eleitorais).
b) Embora o papel central da burocracia no Estado Capitalista seja o de reproduzir a dominação burguesa, muitas vezes, é necessário, em nome desta reprodução, que se agrida interesses particulares do Capital individual (desapropriações e regulamentação burocrática de